quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Rollemberg apoia programas para reduzir burocracia

No Palácio do Planalto, Rollemberg apoia programas para reduzir burocracia

  Étore Medeiros, da Agência Brasília
No Palácio do Planalto, Rollemberg apoia programas para reduzir burocracia Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Governo federal anuncia medidas, testadas de forma piloto no DF, para simplificar a abertura e o fechamento de empresas
BRASÍLIA (26/2/2015) — O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participou nesta quinta-feira (26/2), no Palácio do Planalto, do lançamento do programa Bem Mais Simples, Brasil e do Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas.
As iniciativas têm por objetivo reduzir a burocracia para a abertura e o fechamento de empresas no País. A cerimônia no Planalto contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, de ministros e de parlamentares.
A Baixa Integrada auxilia o fechamento de empresas do Distrito Federal desde outubro de 2014, quando o sistema foi implementado pioneiramente.
O início do Bem Mais Simples, Brasil também deve ser em Brasília, conforme anunciou o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE), Guilherme Afif Domingos. “Fizemos de Brasília um modelo”, esclareceu o titular da SMPE. “Testamos, e mais de 1.500 empresas foram fechadas sem nenhum problema.”
Afif Domingos adiantou, durante a cerimônia, que também pretende implementar o Bem Mais Simples, Brasil no DF de forma piloto: “Nós vamos levar o modelo criado aqui para todo o País até junho”.
O governador classificou a escolha de Brasília como “uma honra” e disse que deve se reunir com o ministro na próxima semana.
InternetA Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República estima que exista 1,2 milhão de empresas inativas no Brasil e passíveis de fechamento. E, a partir de hoje, empresários de todas as Unidades da Federação podem contar com os serviços do Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas.
Além de dispensar a apresentação de diversas certidões, como a de débitos tributários, previdenciários e trabalhistas, o fechamento das firmas pode ser feito pela internet no Portal Empresa Simples.
O Programa Bem Mais Simples, Brasil tem como uma das metas reduzir, até junho, o tempo médio de abertura de uma empresa para cinco dias. Hoje, são necessários 83. “Quanto mais exigências existem maior é a informalidade”, observou o ministro.
Além disso, o programa vai disponibilizar serviços públicos na internet — diminuindo a necessidade de cópias de documentos e de deslocamentos por parte dos empresários —, unificar o cadastro e a identificação do cidadão, substituir documentos por declarações pessoais e armazenar informações para consultas.
  • Click to enlarge image PDR_9157.JPG
  • Click to enlarge image PDR_9462.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Queremos saber sua opinião!