Procon-DF lança aplicativo para aproximar o consumidor dos seus direitos
Ferramenta é gratuita e já está disponível para smartphones
Kelly Crosara, da Agência Brasília
31 de março de 2015 - 13:33
Cinco dias após a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) divulgar o WhatsApp da Ouvidoria — ferramenta no celular que registra sugestões, reclamações e elogios dos usuários por meio do número (61) 9277-5011 —, o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) lança outro instrumento para estreitar o canal de comunicação com a população. Chamado de Procon Mobile, o aplicativo disponível em smartphones vai facilitar o acesso do cidadão ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), além de oferecer dicas e permitir consultas a andamento de processos.
O aplicativo foi criado pelo servidor de carreira do instituto, David Kalil, que, por iniciativa própria, sugeriu a ideia à direção do Procon. A ferramenta já está disponível gratuitamente, sem empenho de recursos do Executivo. "Sou cidadão e sei o quanto esses instrumentos são úteis para estreitar o canal de comunicação com o governo", diz Kalil. Para o governador Rodrigo Rollemberg, a iniciativa aproxima a população dos órgãos de controle. "É um aplicativo simples, que facilita a fiscalização por parte do consumidor. Esses direitos têm que estar cada vez mais acessíveis", destacou.
A ferramenta também disponibiliza endereços dos postos de atendimento do Procon em todo o Distrito Federal, além de um link para tirar dúvidas e anexar fotos de itens suspeitos. “A pessoa pode andar pelo mercado e conseguir tirar uma dúvida de um produto na hora por meio desse sistema”, ressaltou o diretor-geral do Procon-DF, Paulo Márcio Sampaio. Segundo o órgão, cerca de 70% das demandas feitas atualmente pelo telefone 151 são consultas para orientar o consumidor.
A ferramenta também disponibiliza endereços dos postos de atendimento do Procon em todo o Distrito Federal, além de um link para tirar dúvidas e anexar fotos de itens suspeitos. “A pessoa pode andar pelo mercado e conseguir tirar uma dúvida de um produto na hora por meio desse sistema”, ressaltou o diretor-geral do Procon-DF, Paulo Márcio Sampaio. Segundo o órgão, cerca de 70% das demandas feitas atualmente pelo telefone 151 são consultas para orientar o consumidor.
O acesso ao sistema é muito simples. Os usuários com smartphones com sistema operacional Android devem entrar na loja de aplicativos Google Play, procurar por Procon-DF e instalar a ferramenta. Quem tem aparelho com a plataforma iOS (iPhone), precisa entrar no site do Procon (www.procon.df.gov.br) e usar o QR Code — código de barras bidimensional usado pela maioria dos telefones celulares equipados com câmera. De acordo com o órgão, em poucos meses o Procon Mobile estará disponível na loja de aplicativos da Apple.
Após a solenidade de lançamento do aplicativo na manhã desta terça-feira (31), na Rodoviária do Plano Piloto, o governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado do secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, e de outras autoridades, visitaram a agência do Na Hora e o comércio local.
Após a solenidade de lançamento do aplicativo na manhã desta terça-feira (31), na Rodoviária do Plano Piloto, o governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado do secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, e de outras autoridades, visitaram a agência do Na Hora e o comércio local.
Wifi pela cidade
Outra tecnologia que está à disposição gratuita do cidadão desde a Copa do Mundo, em junho de 2014, é o sinal livre do wifi no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, na Rodoviária do Plano Piloto, no Planetário e na área da Torre de TV. De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, já está sendo instalado em quatro estações do Metrô-DF — Águas Claras, Central, Galeria e Guará — equipamentos de rede sem fio para acesso dos usuários à internet enquanto aguardam os trens.
Outra tecnologia que está à disposição gratuita do cidadão desde a Copa do Mundo, em junho de 2014, é o sinal livre do wifi no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, na Rodoviária do Plano Piloto, no Planetário e na área da Torre de TV. De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, já está sendo instalado em quatro estações do Metrô-DF — Águas Claras, Central, Galeria e Guará — equipamentos de rede sem fio para acesso dos usuários à internet enquanto aguardam os trens.
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