segunda-feira, 30 de março de 2015

Mais quatro Centros da Juventude para o Distrito Federal

Mais quatro Centros da Juventude para o Distrito Federal

Unidades beneficiarão adolescentes de 15 a 17 anos
Kelly Crosara, da Agência Brasília
30 de março de 2015 - 11:10
Foto: Dênio Simões/Agência BrasíliaMais quatro Centros da Juventude para o Distrito Federal
Atualizado em 30 de março, às 12h46
O Distrito Federal terá mais quatro Centros da Juventude. A novidade foi anunciada na manhã desta segunda-feira (30) durante a primeira reunião ordinária em 2015 do Conselho de Juventude (Conjuve). Serão beneficiados jovens de 15 a 17 anos das regiões administrativas de Ceilândia, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Atualmente, as únicas duas unidades existentes no DF estão na Estrutural e em Ceilândia, sendo que nesta o centro funciona em prédio alugado.
Obtido em 2014, o recurso para a construção dos centros, no valor aproximado de R$ 9,5 milhões, é proveniente do Fundo de Desenvolvimento Urbano. As obras serão executadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A previsão é que a licitação para a unidade de Samambaia saia ainda neste ano. No mesmo prazo, deverão ficar prontos os projetos executivos das demais.
Para a manutenção das unidades, existe um convênio, desde outubro passado, entre a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e a organização não governamental Instituto Inclusão de Desenvolvimento e Promoção Social, no valor mensal de R$ 120 mil.
Os Centros da Juventude oferecem atividades esportivas, culturais, de lazer, de inclusão digital, de estímulo à leitura e de acompanhamento escolar. Durante três dias na semana, os adolescentes têm acompanhamento de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e educadores sociais.
SinergiaDurante a reunião de hoje, marcada intencionalmente no Dia Mundial da Juventude, o governador Rodrigo Rollemberg destacou que esse segmento da população é, ao mesmo tempo, desafio e prioridade. Ele contou que outras áreas do governo estão envolvidas com o tema. "Solicitamos a cada secretaria do DF uma lista com as políticas em andamento voltadas para os jovens brasilienses. Isso criará uma maior sinergia."
A subsecretária de Juventude, Aline Bezerra, apresentou as ações previstas pelo órgão para este ano e destacou o apoio do governo na realização, em 2015, das conferências nacional, distrital e regional da juventude. Com o tema "As várias formas de mudar o Brasil", a etapa nacional está prevista para a primeira semana de dezembro; a distrital para setembro ou outubro; e a regional para junho ou agosto.
Também participaram do encontro a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis; o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas; e o diretor-executivo da Escola de Governo do Distrito Federal, José Wilson Granjeiro.
O ConselhoVinculado à Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, o Conjuve-DF é o principal canal de comunicação entre a população e o Estado no planejamento e acompanhamento das políticas públicas locais voltadas aos jovens. Ele é composto por 21 membros, sendo 14 representantes da sociedade civil e sete do governo, todos com mandato de dois anos. A próxima eleição para definir novos conselheiros está prevista para junho.
Veja a galeria de fotos:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Queremos saber sua opinião!