Mistura de ritmos marca primeira noite de festa para Brasília
Governador prestigiou apresentações musicais na praça do Complexo Cultural da República
Paula Oliveira, da Agência Brasília
18 de abril de 2015 - 00:47
A artista pernambucana Lia de Itamaracá e o projeto Som na Rural fecharam a primeira noite de comemorações dos 55 anos do aniversário de Brasília. A cirandeira subiu em um palco montado na praça do Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, diante de um público animado de cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Lia apresentou o ritmo típico da cultura de Pernambuco do qual ela é referência mundial.
O governador Rodrigo Rollemberg assistiu ao show e até se arriscou na coreografia típica da ciranda. "Brasília é isso, ela une todas as manifestações culturais do País", disse. "Este é o momento [aniversário de Brasília] de concentrar energia positiva para o desenvolvimento da cidade."
Antes de Lia, foi a vez da banda indígena Walê Fulni-ô, também de Pernambuco, mas velha conhecida da capital federal, principalmente por alunos de escolas públicas. O grupo formado por dez índios da tribo Fulni-ô vem a Brasília anualmente durante o mês de abril para visitar escolas e aproximar as crianças da cultura indígena.
Artistas locaisNeste ano, artistas de Brasília estão tendo mais espaço na comemoração do aniversário da cidade. A dupla de violeiros Volmi Batista e Aparício Ribeiro faz parte da parcela de pessoas que nasceram em outra unidade da Federação e escolheram Brasília como moradia. Eles são de Minas Gerais e vieram ainda na década de 1970. "Tudo o que construí foi em Brasília e eu estou feliz em ver que nós, artistas locais, estamos tendo mais espaço nesta festa", comemorou Aparício.
A dupla fundou o Clube Caipira de Brasília e criou o Encontro Nacional de Folia de Reis. "A cultura caipira tem força suficiente para ocupar espaços ainda maiores na capital", garantiu Volmi. Também da cidade, o quinteto de metais Brasília Brass tocou de flamenco a chorinho e completou a primeira noite de comemorações.
Veja a programação completa do aniversário de Brasília.
Veja a galeria de fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Queremos saber sua opinião!