Portaria determina treinamento para profissionais de salões de beleza
Capacitação será feita em parceria com o Sebrae. Estabelecimentos terão 180 dias para se adaptarem a normas sanitárias
Étore Medeiros, da Agência Brasília
4 de março de 2015 - 19:28
O governo do Distrito Federal vai capacitar funcionários de salões de beleza e centros estéticos para adequar os estabelecimentos às regras de vigilância sanitária trazidas pela Norma Reguladora nº 006, de 2014, da Secretaria de Saúde.
O treinamento foi determinado por uma portaria conjunta assinada nesta quarta-feira (4) pelas secretarias de Saúde e de Economia e Desenvolvimento Sustentável, durante cerimônia no Palácio do Buriti, na qual estavam presentes empresários do segmento.
Pela nova norma, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal em janeiro, os estabelecimentos são obrigados a ter um técnico com conhecimento em microbiologia, desinfecção e esterilização de materiais e gerenciamento de resíduos.
Com a portaria assinada hoje, o governo se compromete a capacitar os profissionais da área, o que será feito em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
“Antes de o Estado cobrar do pequeno, vamos dar condições para ele se capacitar, vamos abrir linhas de crédito no BRB para a aquisição da autoclave (aparelho de desinfecção), e, depois disso tudo, o empresário vai ser exigido”, explicou o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes. Os salões terão 180 dias para adaptação.
O secretário de Saúde, João Batista Sousa, acrescentou: “O principal foco dessa medida é a segurança da saúde, porque quem trabalha sem observar as condições sanitárias, como a esterilização de material, coloca em risco a saúde da população e dos usuários do serviço, com risco de doenças como a hepatite”.
A presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros e Cabeleireiros e Institutos de Beleza do Distrito Federal, Elaine Furtado, valorizou a iniciativa do governo: “Quando o Estado entra como apoiador, percebemos que ele está preocupado com a gente, o que é positivo”.
Elaine lembrou que o segmento é formado quase que exclusivamente por micro, pequenos e médios empresários, e que o cumprimento das normas sanitárias é essencial: “O salão pode ser pequeno, mas tem de transmitir segurança ao cliente”.
O treinamento foi determinado por uma portaria conjunta assinada nesta quarta-feira (4) pelas secretarias de Saúde e de Economia e Desenvolvimento Sustentável, durante cerimônia no Palácio do Buriti, na qual estavam presentes empresários do segmento.
Pela nova norma, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal em janeiro, os estabelecimentos são obrigados a ter um técnico com conhecimento em microbiologia, desinfecção e esterilização de materiais e gerenciamento de resíduos.
Com a portaria assinada hoje, o governo se compromete a capacitar os profissionais da área, o que será feito em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
“Antes de o Estado cobrar do pequeno, vamos dar condições para ele se capacitar, vamos abrir linhas de crédito no BRB para a aquisição da autoclave (aparelho de desinfecção), e, depois disso tudo, o empresário vai ser exigido”, explicou o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes. Os salões terão 180 dias para adaptação.
O secretário de Saúde, João Batista Sousa, acrescentou: “O principal foco dessa medida é a segurança da saúde, porque quem trabalha sem observar as condições sanitárias, como a esterilização de material, coloca em risco a saúde da população e dos usuários do serviço, com risco de doenças como a hepatite”.
A presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros e Cabeleireiros e Institutos de Beleza do Distrito Federal, Elaine Furtado, valorizou a iniciativa do governo: “Quando o Estado entra como apoiador, percebemos que ele está preocupado com a gente, o que é positivo”.
Elaine lembrou que o segmento é formado quase que exclusivamente por micro, pequenos e médios empresários, e que o cumprimento das normas sanitárias é essencial: “O salão pode ser pequeno, mas tem de transmitir segurança ao cliente”.
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Queremos saber sua opinião!