terça-feira, 24 de março de 2015

Após negociação, movimento por moradia deixa área em frente ao Buriti

Após negociação, movimento por moradia deixa área em frente ao Buriti

Grupo de trabalho será formado para apresentação de proposta conjunta de política habitacional e agrária
Samira Pádua, da Agência Brasília
23 de março de 2015 - 20:08

Foto:Tony Winston/Agência BrasíliaApós negociação, movimento por moradia deixa área em frente ao Buriti

Terminou de maneira satisfatória a reunião entre representantes do governo do Distrito Federal e da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL). O grupo, que estava mobilizado em frente ao Palácio do Buriti e reuniu 80 pessoas desde a manhã de segunda-feira, deixou o local no início da noite.

“Não há mais por que a gente continuar acampado, tendo em vista que a sinalização do governo foi positiva em relação à apresentação das demandas”, explicou Carlos Lopes, um dos integrantes do movimento e presente ao encontro.

Será formado um grupo de trabalho composto por integrantes da FNL e do governo. “Vai ser formulada, com a Frente, uma proposta conjunta de política habitacional e agrária para o Distrito Federal e que atenda à demanda dos movimentos sociais”, explicou o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, Acilino Ribeiro.

Disputa judicialOs manifestantes em frente ao Palácio do Buriti ocupavam espaço no Núcleo Rural Águas Quentes, próximo a Santo Antônio do Descoberto (GO) — onde uma operação removeu 3.057 barracos na última semana, nos dias 19 e 20.

Sem propriedade definida, o local — de 193 hectares — é objeto de disputa judicial entre a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e particulares. Estes querem explorar comercialmente a região, enquanto aquela afirma que as terras são públicas e pertencem ao Distrito Federal.

A região onde ocorreram as retiradas fica perto de uma área de preservação ambiental, na qual existem dez nascentes do Rio Bartolomeu.

Leia também:
Veja a galeria de fotos:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Queremos saber sua opinião!