segunda-feira, 30 de março de 2015

Condições do SUS são debatidas em plenária

Condições do SUS são debatidas em plenária

Durante o encontro, o governador assinou decreto convocatório para a 9ª Conferência de Saúde do DF
Samira Pádua, da Agência Brasília
28 de março de 2015 - 11:33
Rodrigo Rollemberg assina decreto convocatório para a 9ª Conferência de Saúde do Distrito FederalRepresentantes de movimentos sociais, gestores e autoridades do Distrito Federal, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Goiás e do Tocantins estiveram reunidos na Plenária Popular da Região Centro-Oeste e Tocantins para avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro, que começou nessa sexta-feira (27) e se encerrou hoje, teve o objetivo de discutir o sistema em quatro eixos: gestão estratégica e participativa, infraestrutura, modelos de gestão e pontos negativos do modelo de atenção.

O governador Rodrigo Rollemberg esteve na plenária na manhã deste sábado. Na ocasião, assinou decreto convocatório para a 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal, que será realizada nos dias 24 e 25 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

"O SUS foi a maior conquista da população brasileira no que se refere à inclusão social, mas temos problemas que devem ser debatidos com franqueza para melhorar o sistema e oferecer atendimento de qualidade à população", disse.

Estiveram presentes no evento o secretário de Saúde, João Batista de Sousa; o presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Helvécio Ferreira; e o coordenador-geral de apoio à gestão participativa e controle social da Secretaria de Saúde, Osvaldo Peralta.

Conferência
Além da assinatura do decreto, a plenária teve como resultado a produção de um relatório, que será consolidado e apresentado na 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal. O documento contém os tópicos mais discutidos pelos grupos de trabalho com base nos eixos "Gestão Estratégica e Participativa", "Infraestrutura", "Modelos de Gestão" e "Modelo de Atenção".

Coordenada pelo Conselho de Saúde do Distrito Federal, a plenária é uma etapa para a realização da 9ª conferência, que será presidida pelo secretário de Saúde do DF, nos dias 24 e 25 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na ocasião serão eleitos 68 delegados do DF, sendo 34 usuários, 17 trabalhadores e 17 gestores.

O grupo produzirá uma série de propostas para ser apresentada na 15ª Conferência Nacional de Saúde. Com representação de todas as regiões do País, o encontro está marcado para novembro e terá 4.320 delegados, sendo 296 do Centro-Oeste. O tema será "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas", sob o eixo "Direito do povo brasileiro", que será discutido na Plenária Nacional, em 13 e 14 de abril.

Veja a galeria de fotos:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Queremos saber sua opinião!