segunda-feira, 23 de março de 2015

Bagagem extraviada é preocupação de passageiros; conheça seus direitos

Só em janeiro de 2015, foram 596 reclamações, a maior quantidade desde janeiro de 2011, quando ocorreram 953

Do Correioweb
 Ed Alves/CB/D.A Press


Em 2014, quase 4 mil pessoas registraram problemas com bagagem na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) — 32,6% a mais que em 2013. E tudo indica que os números vão continuar crescendo. Só em janeiro de 2015, foram 596 reclamações, a maior quantidade desde janeiro de 2011, quando ocorreram 953. Fevereiro não ficou muito atrás, com 403 queixas.

Problema recorrente em relação às malas, o extravio é um dos motivos de preocupação para os viajantes. O Panorama 2013, divulgado pela Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), mostra que a cada mil bagagens transportadas pelas companhias aéreas brasileiras, três são extraviadas. Número abaixo da média mundial, de sete, mas ainda expressivo. Para se ter uma ideia, em 2014, 100 milhões de pessoas foram transportadas no Brasil, em mais de 1 milhão de voos. São 200 passageiros por minuto. Se cada um tiver despachado uma mala, foram 300 mil bagagens extraviadas só no ano passado no Brasil.

Geralmente o desvio acontece durante as conexões de voo, quando a bagagem é transferida para outro avião. Independentemente do motivo, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não deixa dúvidas sobre quem responde por esses casos: a partir do momento do check-in, a responsabilidade pelas malas passa a ser da companhia aérea. “Qualquer resistência da empresa em resolver o problema mostra uma mentalidade contrária ao direito do consumidor”, disse a advogada da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) Sônia Amaro.

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