quarta-feira, 11 de março de 2015

Passagens subterrâneas ao longo do Eixão ganham iluminação

Passagens subterrâneas ao longo do Eixão ganham iluminação

Serão 25 luminárias em cada caminho, dotadas de vidro com proteção anti-impacto para evitar furtos
Mariana Damaceno, da Agência Brasília Todas as 16 passagens subterrâneas do Plano Piloto estarão com nova iluminação até maio. As luminárias, que começaram a ser instaladas em fevereiro do ano passado, possuem sistema antivandalismo. O trabalho no
11 de março de 2015 - 08:31
Foto: Andre Borges/Agência Brasília Passagens subterrâneas ao longo do Eixão ganham iluminação
Todas as 16 passagens subterrâneas do Plano Piloto estarão com a nova iluminação até maio. As luminárias, que começaram a ser instaladas em fevereiro do ano passado, possuem sistema antivandalismo.

O trabalho no Eixo Norte foi finalizado, e faltam apenas dois locais a serem beneficiados: a passarela na altura da 103/104 Sul e a em frente ao Hospital de Base.

Haverá 25 luminárias por passagem. O novo material é embutido na parede e possui parafusos com tecnologia antifurto, abertos só pela Companhia Energética de Brasília (CEB). Além disso, o vidro tem proteção anti-impacto, e os cabos de energia são escondidos.

“Essa deve ser a terceira ou quarta vez em que a CEB instala iluminação nesses locais, porque a área das passarelas tem grande histórico de vandalismo”, afirmou o superintendente de Iluminação Pública da CEB, Marcos Paulo Batista de Oliveira, ao destacar que é a primeira instalação feita com tal tecnologia. “Já chegaram a furtar o material para vender e quebraram as instalações para que o ambiente fique propício ao uso de drogas."

A medida foi tomada para que a população também tenha segurança ao atravessar o Eixão. “Nós percebemos que o índice de atropelamento nessas regiões estava altíssimo, porque muitas pessoas não tinham coragem de usar os caminhos subterrâneos e acabavam se arriscando pela pista mesmo”, disse o superintendente.

O recurso de R$ 4,2 milhões para a melhoria é proveniente da Contribuição de Iluminação Pública paga pelo contribuinte na conta de energia. A legislação prevê que a quantia arrecadada com a taxa só pode ser usada para a ampliação e a manutenção de todo o sistema de iluminação pública da cidade.
 Veja a galeria de fotos:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Queremos saber sua opinião!