segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Teatro de fantoches aborda prevenção do uso de drogas

Teatro de fantoches aborda prevenção do uso de drogas

Apresentação pode ser requisitada por telefone. Projeto, que também engloba palestras, faz parte do Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas

Na peça Aprendendo a dizer não, o par de fantoches conversa com o ator no palco. Ela se apresenta como Joaninha, ele se recusa a dizer como se chama, porque não deve falar com estranhos. Depois que o desconhecido se identifica como trabalhador do governo em ações de prevenção do uso de drogas, o boneco diz que o nome começa com “ed” e termina com “mundo”. As mais de cem crianças da Escola Classe 11 de Sobradinho, juntas, gritam “Edmundo”.
A peça Aprendendo a dizer não ensina, de forma divertida, crianças de até 10 anos que elas não devem usar drogas.
A peça com fantoches ensina, de forma divertida, crianças de até 10 anos que elas não devem usar drogas. Foto: Andre Borges/Agência Brasília
Dessa forma divertida, seis servidores da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federalensinam para crianças de até 10 anos que elas não devem usar drogas, nem mesmo as lícitas, como bebidas alcoólicas e cigarro; que alguns produtos químicos encontrados em casa, como tíner e acetona, são perigosos; e que elas não devem falar com estranhos.
"Para os adolescentes, falamos de forma mais direta. O traficante não terá meias palavras quando os abordar"Hugo Sousa Lima, subsecretário de Políticas para a Justiça, Cidadania e Prevenção ao Uso de Drogas
Além do teatro para as crianças de 4 a 10 anos, a equipe faz uma palestra para os alunos a partir dos 11 anos. Não há limite de idade máxima, porque a equipe também atende pais e professores. “Principalmente na questão de comportamento, quando os filhos e alunos já estão usando drogas. Às vezes, os adultos acham que o menor pode estar com outro problema, como uma doença”, diz a diretora do grupo, Rosilene Vieira.
Psicólogos e pedagogos da secretaria criaram os conteúdos da peça e da palestra. As crianças recebem uma abordagem mais lúdica. “Para os adolescentes, falamos de forma mais direta, objetiva e clara. Até porque o traficante não terá meias palavras quando for abordá-los”, relata o subsecretário de Políticas para a Justiça, Cidadania e Prevenção ao Uso de Drogas, Hugo Sousa Lima.
Por estar em fase de desenvolvimento, o projeto ainda não tem nome, mas faz parte do Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, da Secretaria de Justiça e Cidadania. Há planos para criar uma mascote para a peça e fazer uma palestra diferenciada para os professores que precisam lidar com alunos violentos.
Até o momento, não houve gastos extras da secretaria com o projeto. Os servidores já trabalhavam com ações de prevenção para crianças e adolescentes. O material usado nas visitas é produzido por eles.

Pedidos para receber o teatro de fantoches e as palestras

A equipe é formada por servidores da Diretoria de Prevenção de Drogas. Às terças e quintas-feiras, eles atendem apenas escolas. Para cada turno do dia, são feitas de três a quatro interações com os menores. Podem ser um ou dois centros de ensino por dia, somando até quatro colégios por semana.
15.964Número de crianças e adolescentes atendidos pelo teatro de fantoches da Secretaria de Justiça e Cidadania em seis meses
Nos outros dias, o grupo atende demandas de outros locais. Em uma semana, elas podem chegar a 30, que vêm de comunidades, igrejas, unidades de internação e do Complexo Penitenciário da Papuda. As apresentações podem ocorrer inclusive no sábado e no domingo. Os números de telefone para fazer o pedido são (61) 2104-1836 e (61) 2104-1827.
Desde o início, há cerca de seis meses, até a terça-feira (25), a iniciativa da Diretoria de Prevenção de Drogas atendeu 15.964 crianças e adolescentes. Mais de 18 mil cartilhas foram distribuídas para os menores, os pais e os professores.
Palestras e peças de prevenção do uso de drogas
Informações e agendamento: (61) 2104-1836 e (61) 2104-1827
EDIÇÃO: MARINA MERCANTE


Trânsito no fim da Asa Norte será alterado a partir desta terça (1º)

Mudanças são necessárias para a continuidade das obras do Trevo de Triagem Norte


O trânsito no fim da Asa Norte terá duas mudanças significativas (veja mapa abaixo) a partir desta terça-feira (1º). O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) vai bloquear dois acessos nas imediações das obras do Trevo de Triagem Norte para garantir o andamento das intervenções.
A curva à direita logo antes da Ponte do Bragueto será fechada. Quem trafega na parte norte do Eixo Rodoviário (Eixão) rumo ao Lago Norte deverá, portanto, entrar na última tesourinha e seguir pelo Eixo L caso queira acessar a L4 e a L2 Norte.
Quem vai do Lago Norte em direção ao Plano Piloto e quiser entrar no Eixo W (sentido norte-sul), próximo ao Setor Médico-Hospitalar Norte, terá de pegar um novo retorno anterior ao que existe, pois esse ficará interditado. Esse mesmo acesso a ser criado também deverá ser usado pelos motoristas que estiverem no sentido sul-norte do Eixo W e quiserem passar para a direção contrária (norte-sul).
Nos dois locais, haverá placas indicativas. As alterações são temporárias, mas ainda não há previsão de quanto tempo vão durar.
EDIÇÃO: MARINA MERCANTE


GALERIA DE FOTOShttps://flic.kr/s/aHskMCnZYs

Distrito Federal terá cerca de 3,8 mil empregos temporários no fim de ano

Distrito Federal terá cerca de 3,8 mil empregos temporários no fim de ano

A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal. A expectativa é que 40% dos trabalhadores sejam efetivados. Quase 80% dos empresários entrevistados afirmam querer contratar em definitivo

O fim de ano sempre é marcado por aquecimento nas vendas e aumento na oferta de empregos temporários. Apesar da crise nas economias local e nacional, desta vez não é diferente. Três mil e oitocentas vagas temporárias devem ser abertas nesses últimos dois meses de 2016.
Estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal é que 40% dos trabalhadores sejam efetivados. Quase 80% dos empresários entrevistados afirmam querer contratar em definitivo.
Estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal é que 40% dos trabalhadores sejam efetivados. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília -25.10.2016
Houve um ligeiro crescimento de vagas no mercado nos últimos três meses e estamos otimistas”, afirma o subsecretário de Atendimento ao Trabalhador e ao Empregador, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Antônio Vieira. “Estamos em contato com os empregadores, convocaremos os formados no ensino à distância pelo Qualifica Mais Brasília e vamos fazer palestras com eles, na tentativa de colocá-los no mercado”, explica.
A Secretaria do Trabalho contabiliza mais de 26 mil inscritos pelo Qualifica Mais Brasília desde março. Desses, cerca de 10 mil têm diploma — grupo que deve ficar com boa parte das vagas temporárias do fim de 2016. As palestras sobre qualificação profissional citadas por Vieira ocorrem todas as terças-feiras, na Agência do Trabalhador do Plano Piloto, na Quadra 6 do Setor Comercial Sul. Neste ano, elas vão até 29 de novembro. A entrada é gratuita.

Cerca de 40% dos trabalhadores devem ser efetivados no fim de ano

Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), em que 400 lojistas de loja e de rua de 14 segmentos diferentes foram consultados, a maioria das contratações deve ocorrer da segunda quinzena de novembro até a primeira de dezembro. Os números são de 33,8% e 21,5% das vagas, respectivamente. Cerca de 40% dos trabalhadores devem ser efetivados.
Em 2016, porém, as perspectivas são menores em comparação ao mesmo período em 2015. Cerca de 16% dos empresários selecionarão novos colaboradores, contra 23,5% do ano passado, quando 4,6 mil vagas foram criadas. Por outro lado, embora os números sejam inferiores, 79,7% dos empresários afirmaram que pretendem efetivar os temporários.
Entre os segmentos pesquisados pela Fecomércio-DF, as lojas de material esportivo apresentaram maior intenção de contratação no fim de ano (51,7%). Seguem-nas as de calçados e acessórios (27,8%), de brinquedos (25%), as livrarias e papelarias (23,3%), de vestuário (18,8%), relojoaria/joalheria (12,9%) e de eletroeletrônicos (10,3%).
EDIÇÃO: PAULA OLIVEIRA

Sinfônica do Teatro Nacional homenageia a Colômbia em novembro

Sinfônica do Teatro Nacional homenageia a Colômbia em novembro

Programação do mês traz ainda concerto argentino e clássicos eruditos. Apresentações no Cine Brasília e no Centro de Convenções Ulysses Guimarães têm entrada franca

Com cinco concertos em novembro, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro abre a série do mês com o Concerto Sinfônico. Sob regência do maestro titular Claudio Cohen, os músicos tocam Concerto para Clarinete e Orquestra, do compositor brasileiro Liduino Pitombeira, com solo do clarinetista Johnson Machado. A apresentação ocorre na terça-feira (1º), às 20 horas, no Cine Brasília (106/107 Sul), com acesso livre.
imagem de programação da orquestra sinfônica do teatro nacional - concerto colombiano
Edição de arte/Agência Brasília
Em 8 de novembro, a sinfônica executa o Concerto Argentino, comandada pelo maestro Gustavo Fontana, representante da Argentina. No programa, clássicos dos compositores daquele país: Astor Piazzolla e Alberto Ginastera. Entre as obras, CalambreTres Movimentos Tanguisticos, do primeiro, e Suite do Bale EstanciaOllantay, do segundo. O espetáculo será no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a partir das 20 horas.
No feriado do Dia da Proclamação da República, comemorado em 15 de novembro, os músicos sobem novamente ao palco do Cine Brasília, às 20 horas, com o Concerto Colombiano, regido pelo maestro Felipe Aguirre. Serão tocadas peças do folclore colombiano, conhecidas naquele país pela variedade de intepretações. São elas: Yo me Llamo CumbiaColombia Tierra QueridaPueblito e Viejo.  
Dando sequência à programação, em 22 de novembro (Dia do Músico) a sinfônica traz clássicos eruditos, como Mozart (Sinfonia Concertante para Violino e Viola) e Borodin (Sinfonia nº 2), a partir das 20 horas, no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Encerra a série de atividades do mês, em 29 de novembro, às 20 horas, o Concerto Sinfônico, com regência do maestro Claudio Cohen. No repertório, Heitor Villa-Lobos, com as Bachianas Brasileiras nº 1, e o russo Rimsky-Korsakov. A apresentação será novamente no Cine Brasília.
programação novembro 2016 orquestra sinfônica teatro nacional
EDIÇÃO: RAQUEL FLORES

Competições entre animais de raça movimentam último dia da PecBrasília

Competições entre animais de raça movimentam último dia da PecBrasília

Produtores contaram com R$ 1,3 milhão do Fundo de Desenvolvimento Rural para financiamentos durante a mostra, que terminou neste sábado (29) no Parque da Granja do Torto

Produtores contaram com R$ 1,3 milhão do Fundo de Desenvolvimento Rural para financiamentos durante a mostra, que terminou neste sábado (29) no Parque da Granja do Torto.
Mostra reuniu de 800 a mil animais, entre expostos e à venda, no Parque da Granja do Torto. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Competições entre animais de raça e palestras da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) marcaram neste sábado (29) o último dia da 2ª Mostra Tecnológica da Pecuária do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) – PecBrasília 2016. O evento, no Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto, começou na quarta-feira (26) e teve por objetivo estimular a cadeia produtiva da pecuária regional.
Presente na feira, o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, disse que criadores e associações já estão confirmando participação na próxima. “Temos no primeiro semestre o grande evento da agropecuária, a AgroBrasília, e a ideia no segundo semestre é cravar essa tradição da PecBrasília”, disse. A mostra retomou as atividades do local, que não recebia exposições do setor havia sete anos.
Uma das palestras da Emater-DF hoje tratou da gestão de propriedades leiteiras. “A organização da propriedade é tão importante quanto as tecnologias empregadas”, reforçou o zootecnista da empresa pública Ricardo de Magalhães.
Seis segmentos tiveram destaque na PecBrasília: apicultura industrialaviculturabovinocultura de leite e de cortecaprinoculturaequideocultura e ovinocultura. Além das competições entre animais e de palestras, os visitantes puderam assistir a demonstrações de máquinas agrícolas e de tecnologias aplicadas à pecuária. Instituições financeiras facilitaram a comercialização de maquinários, veículos e animais.

Fundo de Desenvolvimento Rural vem do arrendamento de áreas rurais

Presente na feira, o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal.
Presente na feira, o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Durante a exposição, R$ 1,3 milhão do Fundo de Desenvolvimento Rural foi utilizado para financiamentos. De acordo com o secretário da Agricultura, o crédito pode ser usado para aquisição de touros, por exemplo. “O fundo é alimentado pela taxa de arrendamento paga pelos produtores pelas áreas rurais, que volta para o setor por meio do fundo”, resumiu Leal.
A PecBrasília contou ainda com estandes governamentais, como os da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), no qual se pôde conhecer o projeto de recuperação de áreas degradadas com a utilização de lodo de esgoto, e da Secretaria da Agricultura, com distribuição de sementes e mudas de ipê, jatobá-da-mata e paineira-rosa, por exemplo. Também houve exposição e venda de artesanatos e de mudas de produtores assistidos pela Emater-DF.
Segundo a pasta da Agricultura, participaram do evento aproximadamente 80 criadores dos seis segmentos e de 800 a mil animais, entre expostos e à venda. “Mobilizamos em pouco tempo vários estados para estarem aqui”, destacou o superintendente técnico da Associação dos Criadores de Zebu do Planalto, Marcelo Ricardo de Toledo, satisfeito com o resultado.
A PecBrasília é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Zebu do Planalto e conta com diversos apoiadores, a exemplo da Secretaria da Agricultura, entre outros órgãos do governo de Brasília.
EDIÇÃO: RAQUEL FLORES

Multa para quem anda com veículo não licenciado vai subir para R$ 293

Multa para quem anda com veículo não licenciado vai subir para R$ 293

Mudança vale a partir desta terça (1º). Infração também dá sete pontos na carteira de habilitação e recolhimento do veículo. De toda a frota do DF, 38% não têm licenciamento em dia

A multa para quem anda com carro não licenciado vai aumentar de R$ 191,54 para R$ 293,47. Nesta terça-feira (1º de novembro), entra em vigor a Lei Federal nº 13.281, de 4 de maio de 2016, que, entre outras medidas, altera os valores de infrações de trânsito.
A multa para quem anda com carro não licenciado vai aumentar de R$ 191,54 para R$ 293,47.
A multa para quem anda com veículo não licenciado vai aumentar de R$ 191,54 para R$ 293,47. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
No caso de trafegar sem licenciamento, infração gravíssima, as penalidades incluem sete pontos na carteira de habilitação, recolhimento do veículo e multa mais elevada. De toda a frota do Distrito Federal, 38% ainda circulam sem o documento em dia.
Mesmo que o veículo esteja licenciado, a falta do documento obrigatório também é infração. A multa para quem dirige sem portar o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) vai passar de R$ 53,20 para R$ 88,38. O condutor recebe três pontos na carteira, e o veículo é retido.
Mesmo que o veículo esteja licenciado, dirigir sem o CRLV também é infração. Multa será de R$ 88,38
Desde 1° de outubro, o uso do CRLV é obrigatório nas vias do DF. Em 25 dias de fiscalização, 1,66 mil motoristas foram autuados por dirigir sem o documento. De janeiro a 25 de outubro, foram registradas 21.408 infrações desse tipo, sem considerar as autuações ainda em processamento. Em todo o ano de 2015, contabilizaram-se 26.492 infrações desse tipo, contra 21.700 em 2014.
No DF, a frota atual é de 1.660.088 veículos, dos quais 1.044.258 estão licenciados. O número, de quinta-feira (27), é inferior ao do ano passado, quando 1.087.727 pessoas obtiveram o documento. Em 2014, ficaram em dia 1.010.616 proprietários.

Como obter o licenciamento do veículo

Para regularizar a situação, o proprietário deve levar a um dos postos de atendimento do Detran-DF o documento do ano anterior e os comprovantes de pagamento: do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do seguro obrigatório (DPvat), do licenciamento e das multas vencidas.
EDIÇÃO: VANNILDO MENDES

Reforma da Praça do Cine Itapoã

AVISO DE LICITAÇÃO DE EXECUÇÃO DE OBRAS

COMPARTILHAR
 
O DISTRITO FEDERAL POR MEIO DA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO GAMA E DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES DE OBRAS – CPLO, torna público aos licitantes e demais interessados, nos termos dos §§ 2° e 3°, Inciso III, do art. 21 da Lei nº 8.666/93:
1) EDITAL TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2016, a realizar-se em 10/11/2016.
OBJETO: – Execução de Obra – Urbanização de Área com Reforma da Praça –  Local: Área Especial Praça 01, Setor Leste Industrial, em frente ao Cine Itapoã – Gama – DF, no valor de R$ 342.486,89 (trezentos e quarenta e dois mil, quatrocentos e oitenta e seis reais e oitenta e nove centavos), Processo nº: 131.000215/2016.
Recebimento dos envelopes (Habilitação e Proposta de Preços) do Edital n.º 01/2016 em 10/11/2016, às 09h00min, no Auditório da Administração Regional do Gama, Área Especial s/nº – Setor Central – Gama.
As licitantes interessadas em participar do referido processo licitatório deverão acessar os arquivos disponibilizados, atender as exigências da Tomada de Preços, conforme check-list, em função do Parecer nº 800/2016, que traz novas recomendações quanto a documentação.
O Edital e seus anexos estarão disponíveis no sítio eletrônico www.gama.df.gov.br, ou poderão ser adquiridos no endereço supramencionado, havendo a necessidade de os interessados portarem pen-drive ou por meio de pagamento das cópias deste edital recolhidas ao Banco de Brasília S.A – BRB, por meio do Documento de Arrecadação – DAR, (Taxa de Expediente), código 3473, CNPJ da Administração Regional do Gama: 33524869000194, calculada por meio da seguinte equação = número de cópias x R$0,20 para custear a reprodução gráfica do edital, conforme dispõe a Portaria n.º 116 de 11/06/2008 combinado com o § 5º do artigo 32 da Lei 8666/93.
O telefone da CPLO para informações são, respectivamente, (61) 3484-9941 e (61) 3484-9936.
Gama, 20/10/2016.
Andréa Cristina Silva Oliveira
Presidente CPLO/RAII
MARIA ANTÔNIA RODRIGUES MAGALHÃES
Administradora Regional do Gama
 

GAMA ‘’VERÁ QUE O FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA’’

GAMA ‘’VERÁ QUE O FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA’’

Uma cerimonia simples porem, muito emocionante marcada de exemplos de homens e mulheres que se dedicaram a pátria, que dedicaram- se a cidade do gama. Na presença do  Presidente da Junta de Serviço Militar do Gama  Marcos Tadeu, Administradora Regional Maria Antônia, os jovens da cidade prestaram Juramento à Bandeira e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), na manhã desta quinta-feira, 27, onde foi inaugurada a praça cívica APPARECIDO DOS SANTOS(IN MEMORIAM) que foi o reitor das Faculdades Integradas do Planalto Central - FACIPLAC responsável pelo 1º polo de ensino superior do gama. A importância da inauguração da praça para o resgate cívico e de valores foi tamanha que presentes estavam representantes do Lions Club, Associação dos Moradores do Setor Central, Instituto Comunitário do Gama, CRECI-DF, DETRAN, Corpo de Bombeiros Militar, Policia Militar do Distrito Federal, Conseg, 14° DP, OAB seção Gama, Maçonaria, Rotary Club 12 de Outubro, dezenas de lideres comunitários, prefeitos de quadra e diversas outras autoridades. O momento mais emocionante da cerimônia foi o juramento à bandeira nacional, principal símbolo sagrado da nação brasileira e o canto do hino nacional, canção que representa  uma história e ideais do povo brasileiro.  Depois do juramento a administradora regional Maria Antônia, falou sobre a importância da participação de todos independente de não terem prestado serviço militar. A administradora desejou que todos tivessem sucesso na vida independentemente da profissão e que se tornassem pessoas de bem para contribuir com a comunidade do gama e ao país.


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Tempestade em Samambaia teve ventos de 60 km/h

Tempestade em Samambaia teve ventos de 60 km/h

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de pancadas de chuva intensas com possibilidade de granizo até domingo (23). Defesa Civil orienta moradores atingidos a procurar abrigo em casas de amigos e vizinhos

temporal que atingiu Samambaia na madrugada desta quinta-feira (20) foi decorrente de nuvens cúmulo-nimbo (cumulosnimbus), caracterizadas por grande desenvolvimento vertical e associadas a fenômenos meteorológicos extremos, como tempestades volumosas, descargas elétricas e ventos fortes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a formação foi resultado da combinação de altas temperaturas na atmosfera e a baixa umidade do ar. Durante a quarta-feira (19), os termômetros marcaram 33,8 graus de temperatura máxima, e a umidade do ar ficou em 32%.
Na QR 115, em frente à Creche Ipê Roxo, foi montada estrutura pelo governo de Brasília para dar suporte aos moradores atingidos pela tempestade.
Na QR 115, em frente à Creche Ipê Roxo, foi montada estrutura pelo governo de Brasília para dar suporte aos moradores atingidos pela tempestade. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Os ventos que destelharam cerca de mil casas na região administrativa chegaram à velocidade de 60 quilômetros por hora (km/h) e intensidade 7 na escala Beaufort de classificação, que varia de 52 a 61 km/h nessa categoria. “São ventos enquadrados como fortes, que podem mover galhos de árvores, dificultam a locomoção e têm força para derrubar uma aeronave”, explica a meteorologista do Inmet Ingrid Peixoto.
"São ventos que podem mover galhos de árvores, dificultam a locomoção e têm força para derrubar uma aeronave"Ingrid Peixoto, meteorologista do Inmet
Ainda de acordo com o Inmet, a previsão até domingo (23) é que continuem a ocorrer chuvas intensas e com possibilidade de queda de granizo, devido às altas temperaturas registradas na última semana. “Na madrugada de segunda-feira (17), registramos a temperatura mínima mais alta do ano, com 21,7 graus, e 25% de umidade”, constata a meteorologista. Na madrugada de hoje (20), a temperatura ficou em 19,5 graus. A média para outubro, segundo o Inmet, é de 17,4 graus.

Cuidados em caso de chuvas e ventos fortes

Devido à grande possibilidade de novas chuvas fortes nos próximos dias, aDefesa Civil recomenda que, em caso de destelhamento, a pessoa procure o abrigo mais próximo, como residências de amigos e parentes. Também é preciso manter-se longe de árvores e postes, para evitar o risco de queda e de raios. Para alagamentos, a orientação é que a energia elétrica seja desligada com cuidado, com uso de calçados de borracha.
Em caso de acidente, deve-se ligar imediatamente para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Escolas mais atingidas terão aulas suspensas por 72 horas

Uma árvore caiu sobre o Centro Educacional 619, A escola está com as aulas suspensas.
Uma árvore caiu sobre o Centro Educacional 619. A escola está com as aulas suspensas. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Nas escolas em situação mais grave, a Defesa Civil pediu a suspensão das aulas por 72 horas. A Secretaria de Educação divulgou uma relação de danos causados pelo temporal em 22 unidades de ensino: ECs 111, 121, 303, 317, 325, 410, 415, 425, 431, 501 e 511; CEI 307; CEFs 407, 411 e 519; CEDs 123 e 619; Caic Ayrton Senna; Ipê Roxo; Paineira; Mãe dos Homens e Pica-pau Branco. São casos de falta de energia, destelhamento, infiltração, árvores ou muros caídos – ou com risco de cair – e salas destelhadas ou inundadas, entre outros.

CEB trabalha para restabelecer a energia

Desde a quarta-feira (19), a Companhia Energética de Brasília (CEB) está com 40 equipes na rua para fazer avaliação da rede e dos danos — muitos postes caíram, e o sistema foi rompido em vários pontos. A companhia prioriza a retomada do serviço nos chamados troncos do sistema – as linhas principais – para depois atender as casas. Ontem, 21 mil unidades consumidoras ficaram sem luz, e hoje são 6 mil. A expectativa da CEB é que até a noite a energia seja restabelecida na maior parte das unidades consumidoras atingidas. Em alguns pontos, a volta do fornecimento ocorrerá nos próximos dias, a depender da gravidade da situação (quantidade de postes caídos, por exemplo).

Governo montou força-tarefa para ajudar moradores

Nesta madrugada, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve na região afetada logo após o ocorrido para avaliar a atuação do governo no local. Uma força-tarefa foi montada para atender os moradores atingidos. Fazem parte do trabalho integrado o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a Polícia Militar, a CEB, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), as Secretarias do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, da Segurança Pública e da Paz Social e dasCidades, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Administração Regional de Samambaia.
EDIÇÃO: RAQUEL FLORES